sexta-feira, dezembro 16, 2005

Chegou a hora do pau cumê


Pra quem ainda não viu, o pau comeu solto aqui em Sydney na última semana. Na minha humilde e provavelmente ignorante opinião, não se trata de conflito racial mas sim de falta de respeito. Nos meus primeiros passeios pela noite de Sydney lembro do Rato dizer que os policiais aqui eram todos bundões. De certa forma é verdade porque a lei aqui costuma ser obedecida e os policiais tem que cumprir um gigantesco protocolo antes de partir para as vias de fato com cidadãos mau-comportados. O resultado é que a polícia não é respeitada; a porradaria, porém, não veio desta falta de respeito especificamente.

O rótulo caiu sobre os libaneses mas vários imigrantes exibem aqui o mesmo comportamento desordeiro que é atribuído aos Sérvios na Noruega. Não sei dizer os motivos mas o fato é que eles incomodam, seja tentando dar calote no ônibus, mexendo com as mulheres ou provocando os homens. O povo australiano é pacífico mas tudo tem limite, principalmente falta de respeito.

Acho que a porradaria estancou porque a polícia não fez ou não podia fazer nada e os australianos chegaram no seu limite. Estão evitando rotular os eventos de "conflito racial" e concordo plenamente. Não interessa se você é ou não libanês - respeite o próximo porque ninguém gosta de ser abusado, principalmente se você está no país a convite.

De toda forma, estou feliz de morar aqui em Kings Cross. Só fiquei sabendo da porradaria porque li no jornal. O "conflito racial" não chegou nem perto das putas, bêbados e drogados do meu bairro haha.

2 comentários:

Anônimo disse...

tconde
Eu fiquei preocupada,
mas gosto do seu humor!

Anônimo disse...

Passei ate e-mail proce e nao obtive retorno.fique longe.....