segunda-feira, janeiro 26, 2009

Sobre Dubbo

Enquanto o Mitch abusava do possante e barulhento Toyota Yarris na rodovia 32, cujo trecho o batizou (Mitchell Highway), resolvi digitar as curtas memórias do final-de-semana. Antes de deixar a cidade nesse escaldante Domingo, fomos tomar café-da-manhã na galeria de arte de Dubbo e aproveitamos para ver as exposições.

Ontem à noite fizemos uma maratona pelos pubs da cidade. Fomos barrados em um deles porque eu estava vestindo uma bermuda de surfista - quando o segurança me barrou na entrada eu estava achando que era por causa das sandálias - no board shorts allowed. Vai entender: uma bosta de um pub com regras de traje.

Falando em regras, a cidade também tem suas regras estranhas: bebidas destiladas não podem ser servidas sem gelo. Em um dos pubs nem só gelo bastava: tinha que misturar com alguma outra bebida, fosse coca-cola ou mesmo água. Aparentemente a cidade tem problemas com adolescentes bêbados e, como efeito colateral, por três vezes me estragaram a dose de Jack Daniel's - uma com gelo, duas com coca.

O Mitch cresceu em Dubbo e foi o nosso guia. No melhor estilo excursão de escola ele colocou o pub chamado Commercial na nossa rota para mostrar o que aconteceu com a cidade depois das Olimpíadas de 2000. Na época o governo do estado fez uma espécie de faxina na cidade como preparação para o evento. Parte da limpeza incluiu remover a população aborígine que criava encrenca no bairro de Redfern em Sydney. Redfern ainda tem certa fama de barra pesada, mesmo depois da profilaxia étnica das Olimpíadas.

Dubbo entra nessa história porque foi a cidade escolhida para despejar a escória removida de Sydney. O Mitch diz "o que antes de 2000 era uma cidade onde você podia andar tranqüilo agora praticamente garante um espancamento para quem se aventurar a cortar caminho pelos parques durante a noite". O tal bar Commercial, carinhosamente apelidado de "cunt farm" (não vou traduzir - esse é um blog de família), ilustrou perfeitamente o que ele nos contou.

A pitada de história temperou a viagem; interessante descobrir um pouco do lado sujo na organização das Olimpíadas. O passeio pelo zoo foi muito legal e ainda por cima ótima desculpa para um exercício. Bebemos litros de água entre as visitas pelos cercados - o zoológico não tem grades - que são generosamente distantes entre eles.

Compramos mais umas plantinhas para o jardim (morango, louro, pimenta, salsa, endro) e estamos torcendo para as minhocas estarem agüentando o calor que está fazendo em Sydney. Diz o GPS do carro que vamos chegar em 3 horas e 32 minutos. Iau!

Nenhum comentário: