sábado, março 22, 2008

Sacrifício de salário

Estava lendo uma máteria sobre o crédito consignado. Na Austrália tem algo parecido chamado de salary sacrifice. Até onde eu vi, e não vi muito, o que tem de parecido entre os modelos Brasileiro e Australiano é a retirada dos pagamentos na fonte.

Entre as diferenças estão os juros. Por aqui não há, enquanto no Brasil, segundo a matéria acima, as taxas ficam entre 2.5-4% ao mês. No modelo Australiano como você nunca vê a cor do dinheiro não precisa pagar imposto de renda sobre o valor sacrificado mas sua empresa precisa pagar impostos sore o valor do bem adquirido (chamam de fringe benefits tax); não descobri como ficam os impostos no Brasil.

Alguns bens, e aqui é onde me dou bem, são excluídos do FBT. Uma vez por ano você pode sacrificar seu salário para comprar um computador e telefone celular. No fim das contas o computador sai 40% mais barato - ao invés de pagar $4.000 por um MacBook, pago apenas $2.400. No ano seguinte posso vender o brinquedo por $2.500 e embolsar os $100 de diferença. Na prática comprei mesmo foi meu Dell chulé de $1.000.

Nenhum comentário: