
Você não sabe qual vai ser a próxima música mas seu iPod sabe. A décima música? A última? Seu iPod sabe - o algoritmo é determinístico. Por detrás dos panos é como se existisse uma seleção; você pode navegar por ela, pra frente e pra trás, mas uma vez que você ativa Shuffle Songs o seu destino musical está escrito.
Nossas vidas são uma espécie de lista? A maioria diz não - estamos no leme, temos escolha das nossas ações e controle (geralmente) sobre nossas emoções. Mas aposto que essa mesma maioria não sabe que, atrás da cortina, a lista do iPod está pronta.
O princípio é o mesmo só que nossas vidas são infinitamente mais complicadas - reações químicas, interações, fatores externos etc. Fica tão complicado a ponto de não conseguirmos deduzir o resto da seqüência dado um ponto. Terminamos por acreditar que sim, existe o livre arbítrio.
Minha sugestão: troque seu advogado por um iPod. Quando tiver que explicar alguma cagada tire o iPod do bolso e mostre que você não teve escolha.
2 comentários:
Yupeeee!!!hahaha. Esse é o Thiaguinho de volta.Tá com tempo? Deixou a preguiça de lado?
Nunca achei que eu estivesse comando, mas sempre acreditei que existe um comando.
Tem um monte de micro-japonês com ábaco dentro das calculadoras como diz o Zezo. Nos Ipod, aparelhos de som, e protetores de tela deve haver coisa semelhante.
Porque Deus não deve ter tempo pra isso tudo.
Quanto ao advogado....caramba!
Bj.
Lena
Lena
Postar um comentário