Fernando Henrique Cardoso em entrevista à
Revista Piauí:
“Em que momento nos sentimos uma coisa só, uma nação? Talvez só no futebol. O Carnaval é uma celebração. A parada de 7 de Setembro é uma palhaçada. Quem se sente irmanado no Brasil? O Exército, e talvez só ele. Os americanos têm os seus founding fathers. Pode ser uma bobagem, mas organiza a sociedade. A França tem os ideais da Revolução. O Brasil não tem nada. (...)"
Sobre um encontro com Bush:
Ele perguntou: ‘And do you have blacks?’ A Condoleezza deu um pulo: ‘Senhor presidente, o Brasil tem a maior população de negros fora da África!’ Ele não sabe nada”, recorda com desapreço.
E durante a visita à rainha da Inglaterra:
Depois vem a troca de presentes. Só que o Itamaraty nunca me dizia o que eu ia dar e eu peguei o primeiro que estava na minha frente. Ela ficou espantadíssima: ‘But it is my horse!’ — era um óleo do cavalo dela. Fiquei contente, ela havia gostado. Só então me dei conta do desastre: eu tinha acabado de presentear a rainha com o presente que ela ia me dar.
A matéria tem dez páginas. Como disse o
Bernardo: "FHC pode não ser do tamanho de seu ego mas comparado ao Lula era um Churchill".
Leia na íntegra.
Um comentário:
Infelizmente, a Revista Piauí tirou esta matéria do site. ficou indisponível. O jeito é continuar procurando o texto na íntegra. Se por acaso você tiver como colocá-lo aqui no site, muitos internautas certamente agradeceriam.
Postar um comentário