terça-feira, junho 05, 2007

Brasil, a república da burocracia

De volta em Sydney e sem ter o que fazer resolvi ir ao consulado brasileiro fazer a transferência da minha zona eleitoral. É um saco ter que ir ao TRE toda vez que você volta do exterior, explicar pros capangas do barbudo porque deixou de votar, coletar guia do DARF, enfrentar fila no Banco do Brasil e voltar ao TRE para pegar o certificado.

Levei meu passaporte, comprovante de residência, título de eleitor e, como não tinha o original, cópia do certificado de reservista. A tia encrencou. Mesmo sabendo que para tirar o passaporte é preciso do certificado de reservista que a polícia federal, obviamente, já havia conferido.

Perguntei para que eu preciso do passaporte brasileiro. Ela explicou: porque o passaporte australiano precisa de visto para entrar no Brasil - e a república do bananão, muito sensatamente, não emite vistos para brasileiros.

Minha conclusão: dá muito menos trabalho perturbar a mamãe para enviar o original do que preencher a papelada para deixar de ser brasileiro. Meu único consolo é que eu não pago mais o salário dos servidores públicos.

Nenhum comentário: