terça-feira, maio 29, 2007

Física básica aplicada à cozinha

Quem foi à escola pode até não se lembrar mas aprendeu que a água ferve a 100°C no nível do mar. Aprendeu também que após a fervura toda energia fornecida é empregada em trocar a água do estado líquido para o gasoso.

E isso nos leva ao corolário importante para a cozinha: depois de fervendo, a temperatura da água não aumenta. Importante porque funciona para a água do tubo de ensaio no laboratório tanto quanto para a água da sua sopa ou para ferver as batatas na cozinha.

Para economizar no gás (ou eletricidade, para quem tiver a infelicidade de possuir um fogão elétrico), abaixe o fogo depois de ferver a água; a batata, mandioca, sejá lá o que você estiver cozinhando, não vai demorar mais a ficar pronta.

Agora, se o objetivo for reduzir um molho, fogo máximo para evaporar a água - com cuidado para não queimar no fundo, pois a medida que o caldo engrossa a convecção fica mais lenta.

Para terminar, a última dica: se você for cozinhar em um submarino, deixe em casa a panela de pressão. Por lá a água vai ferver a mais de 100°C, e seu feijão vai ficar pronto rapidinho.

Um comentário:

Unknown disse...

hummm, bem interessante. A dica do submarino , valeu mesmo. hehehe. Tô sabendo que voce tá craque nos molhos.