sexta-feira, março 02, 2007

Diferencas culturais

Uma otima e manjada desculpa para sair de enrascadas sociais é culpar sua cultura: "poxa, meu bem, no Brasil é super normal olhar para a bunda de outras mulheres na rua". Claro que o exemplo é bobo porque fui eu que inventei mas serve pra ilustrar.

O Andre jamaicano me deu um exemplo melhor ontem, num papo nao-relacionado, sobre o genero dos objetos. Ele estava tentando entender por que "legislacao" é feminino enquanto "coracao" e "grama" sao masculinos. Que eu saiba nao tem regra; é porque é.

Pra retribuir ele me contou porque alguns indianos passam por mal-educados. Aparentemente, naquela lingua, nao existe "por favor". Quando querem ser gentis o proprio verbo é modificado. Algo como dizer "passe o sal" ao inves de "me da o sal". Interessante.

Nisso lembrei do quebra-quebra em Cronulla ha mais de um ano atras, em Dezembro de 2005. Os Australianos sao, em geral, bem humorados, animados, liberais. Os Libaneses e outros imigrantes muculmanos sao, em geral, reprimidos; principalmente nao estao acostumados a ver mulheres gatas de biquini na praia. Em seus paises, mulher vestida desta maneira é puta, e assim sao tratadas. Nesse caso a desculpa nao colou.

Nenhum comentário: