quinta-feira, julho 13, 2006

Stage fright

Em ingles, a expressao stage fright quer dizer algo como "panico do palco" (algo mesmo - nao consegui pensar em traducao melhor). Meu mais grave e unico caso de stage fright aconteceu ha 17 anos atras, na 4a serie do Centro Educacional da Lagoa (CEL).

A "peca" consistia em uma coreografia para uma curta musica infantil, a ser executada no palco do patio para uma audiencia composta principalmente de professores e outros alunos, estes ultimos prontos para chacotar quem estivesse ali em cima.

Quando ouvi a chamada no sistema de som do colegio veio o frio na barriga, o riso nervoso e a tremedeira nas pernas. Simplesmente nao tive coragem de me dirigir ao palco; assisti da escadaria a performance de meus colegas. E que performance. Ainda hoje dou risada, sozinho, quando lembro daquela cena ridicula.

Ontem, acordado por boa parte da noite com a excitacao do novo apartamento, lembrei da musica que eu deveria ter cantado. Na verdade eu nunca tinha esquecido dela mas so ontem percebi que lembro dela ha 17 anos. Provavelmente pra sempre.

O trem de ferro quando sai de Pernambuco
Vai fazendo chique-chique ate chegar no Ceara
Rebola pai, rebola mae, rebola filho
Eu tambem sou da familia, tambem quero rebolar

Um pouquinho de coca-cola
Um pouquinho de guarana
Dois burrinhos la na escola
Aprendendo o b, a ba

O Edgar, o Edgar, Edgar fom-fom
Da caneta, lapiseira, o chinelo arrebentou

Meia-volta. Volver!
Vou casar com voce
No ano 2000
Esperando nenem
O seu nome vai ser
Chocolate Nestle ou biscoito Piraque
Acabou-se a historia

E fica aqui mais um misterio das musicas infantis. Nenhuma delas fazem sentido. O que esse pessoal toma antes de cria-las?

5 comentários:

Anônimo disse...

Mais incrível ainda é a coreografia que não tem nada a ver com nenhum dos versos. Eu bem que tentei decorar a sequência dos gestos quando a Marina fazia essa coisa, mas não conseguia.
Era uma febre. Todas as crianças sabiam e em todo canto tinha alguma fazendo isso. Eu acho o máximo!!!!
Elena

Anônimo disse...

A coreografia na parte "rebola pai rebola mãe, rebola filho devia ser hilária".
Muito bom isso.

Anônimo disse...

Ahhhh, quando a reguinha amarela ficou presa na sua mão e vc teve que pedir pra tia Delma ajuda vc não ficou com vergonha não, né?

E aquela: Maria vai com as outras, tudo que as outras fazem a maria faz também... Não cantou essa não???

Léo

Anônimo disse...

Não esqueça esta. Um dia eu quero ver e ouvir vc cantando e fazendo a coreografia, mas é perto de mim...Já pensou agora, com essas suas perninhas!!!vou rir á bessa....
obs: q memória a sua, hein???

Leo disse...

Qual o nome dessa cantiga?